JOÃO RODRIGUES COLAÇO, SEGUNDO GOVERNANTE DO RIO GRANDE DO NORTE

FATOS POLICIAIS

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

ALVARÁ DE POSSE DE JOÃO RODRIGUES COLAÇO


ALVARÁ DE POSSE DE JOÃO RODRIGUES COLAÇO
DOCUMENTOS1) ALVARÁ de nomeação de João Rodrigues Colaço
de Capitão da Fortaleza do Rio Grande — (18.01.1600), por certidão de 20 de outubro de 1971 do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Palácio de São Bento -Lisboa), primeiro e legítimo documento divulgado no Brasil a partir daquela data. Pesquisa histórica
do Dr. Ivoncísio Meira de Medeiros, filho do também autor Tarcísio Medeiros, em face de bolsa de estudo concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian, e realizada de 1º de agosto a 30 de dezembro de 1971, nos Arquivos Históricos de Portugal.

2) CARTA PATENTE de nomeação de Jerônimo de Albuquerque, por certidão de 20 de outubro de 1971 do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Palácio de São Bento -Lisboa). Documento publicado pela primeira vez por Vicente de Lemos, em Capitãesores e Governadores do Rio Grande do Norte

3) NOTA — Diversidade formal dos atos de nomeações, termos e poderes demonstram as diferentes funções exercidas por ambos na fase da colonização doRio Grande do Norte. Jerônimo de lbuquerque, por delegação de Mascarenhas Homem, foi o 1º Capitão da Fortaleza dos Reis Magos e co-fundador da Cidade do Natal, até a designação de João Rodrigues Colaço para o mesmo posto (Capitão da Fortaleza e inclusiveda Capitania), porque, como loco-tenente(subcomandante), vinha prestando serviço há dois anos, desde a época da expedição conquistadora (fim de 1597 — princípio de 1598).

A Carta Patente de nomeação de Jerônimo de Albuquerque, pelo conteúdo, informa que,após a gestão de João Rodrigues Colaçono cargo de Capitão, apenas, da Fortaleza, foi ele o primeiro e verdadeiro Capitão-Mor e Governador da Colônia, bem assim Comandante do “Forte”, por lhe ter sido dado em 1608, por D. Diogo de Menezes, Governador Geral do Brasil —(quando de viagem à Bahia arribou ao Rio Grande), os demais elementos componentes do Governo da Capitania, como: um juiz, um vereador, um escrivão da Câmara e um procurador dos índios (Vicente de Lemos -Capitães-Mores e Governadores do RN, pág. 9), o que antes não acontecera com João Rodrigues Colaço. Obs.: V. a propósito explicações nas págs. 22-23 deste estudo.
MEDEIROS, Tarcísio. Aspectos Geopolíticos e Antropológicos da História do Rio Grande do Norte. Natal: ImprensaUniversitária, 1973. Pág. 259.
FONTES :CÂMARA CASCUDO, Luís da. História do Rio Grande do Norte, 2ª edição. Rio de Janeiro: Fundação José Augusto / Ed. Achiamé, 1983.____________________________________________ .
Governo do Rio Grande do Norte, 2º vol. Mossoró: Coleção Mossoroense, série “C”, vol. DXXXI,
1989.GALVÃO, Hélio. História da Fortaleza da Barra do Rio Grande, 2ª edição. Natal: Fundação Hélio Galvão / Scriptorim Candinha Bezerra, 1999.MEDEIROS Filho, Olavo de.
Terra Natalense. Natal: Fundação José Augusto, 1991.
FONTE – FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, DO STPM JOTA MARIA, COM 77 BLOGS E MAIS DE CINCO MIL LINKS - MOSSORÓ, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE